Missão
Ética editorial
Todos os conteúdos do Bemdito são assinados pelos colaboradores responsáveis por sua produção, inclusive o material produzido pela Editoria Bemdito. Essa assinatura estará sempre visível e é celebrada por sua singularidade biográfica. Como plataforma inspirada por uma ética editorial democrática, inclusiva e diversa, somos contrários a toda forma de censura e nos comprometemos em não publicar conteúdo – mesmo opinativo – que veicule discurso de ódio, violência ou seja propagador de notícias falsas. Por notícia falsa, entendemos aquela que não encontra amparo na verdade factual, que não se sustente em evidências que possam ser apuradas e compartilhadas publicamente. Não corroboramos com práticas de cancelamento e acreditamos que todo conflito, divergência ou falha individual devam ser conduzidos pelo respeito ao contraditório e à ampla defesa, em atenção à dignidade de cada voz que se coloca no debate público.
Somos um veículo apartidário, crítico e comprometido com a promoção de valores democráticos e almejamos colaborar para construção de um espaço comunicativo mais plural, diverso e consciente de que o equilíbrio e a responsabilidade podem vir junto com o posicionamento. Todo conteúdo nasce de um interesse, de uma visão de mundo e, longe de ocultá-los, o Bemdito os compreende como parte da dinâmica da comunicação. Não temos problemas em publicar conteúdos inspirados por diferentes vertentes ideológicas e compreendemos que desnudar os interesses que nos movem é uma forma de aprofundar o debate e a nossa capacidade de compreensão. Não celebramos o debate como disputa, mas estimulamos o debate como experiência de abertura ao outro, por isso convidamos o público a adotar uma postura de receptividade ao novo e ao imprevisto.
—
Missão
Acreditamos que o jornalismo é mais importante do que nunca, mas transformações de formato e de estrutura se impõem. A atividade precisa ser repensada para atender às demandas de pluralidade, representatividade e responsabilidade pública dos novos tempos. O que o Bemdito se propõe a fazer é diversificar perspectivas e formatos, trazendo para o debate olhares que costumam permanecer à margem da grande mídia. Mais do que um veículo e uma marca, nos propomos a ser uma reunião de olhares muito plurais que guardam valor pela sua singularidade, originalidade e diferença de perspectiva, um princípio que está conosco desde as primeiras concepções sobre o veículo.
Ao incorporar essas novas vozes, reunidas por uma curadoria atenta à inclusão e à diversidade, acabamos por propor uma renovação de pautas, de questões para reflexão, de perspectiva de enfrentamento do mundo, das pessoas e seus dilemas. Por isso, mais do que um espaço para noticiar fatos, o Bemdito é uma plataforma voltada ao exercício de refletir sobre questões acerca de fatos. Para nós, fronteiras rígidas fazem pouco sentido: na tarefa de reflexão, tem pouca serventia a “compartimentação” de saberes, por isso não acreditamos na separação radical entre jornalismo, literatura, arte e filosofia. O trânsito é também uma marca distintiva do nosso estilo.
—
Causas
Estamos sempre abertos a novos encontros e novas parcerias. Acreditamos no valor do novo, da inovação, da originalidade e da diferença. Acreditamos na importância do jornalismo e da arte para a democracia. Temos como causa investir em debate público qualificado e na construção da inteligência esclarecida, crítica e consciente.