Bemdito

Quem somos

Juliana Diniz e Jáder Santana, editores do Bemdito

O Bemdito é um espaço de informação, um hub de comunicação onde a notícia é refinada pela análise e pelo pensamento. Nosso conteúdo é fortemente opinativo e situado. Somos uma plataforma multimídia, ancorada em um site, com presença forte e conteúdo próprio nas redes sociais, e oferecemos um conteúdo diversificado em colunas de opinião, ensaios, reportagens especiais, produções autorais em audiovisual, além de uma gama de expressões artísticas, das artes visuais à literatura, inspiradas pelo propósito de experimentar linguagens e formatos.

O Bemdito nasce de um cansaço com a mídia tradicional. Sabemos que a crise de credibilidade que enfrenta o jornalismo profissional se alimenta da percepção de que a mídia é pouco independente e pouco representativa: há uma desconfiança com quem escolhe e como a escolhe o conteúdo que você vai ler, ver e ouvir. A clareza sobre o que está nos bastidores da comunicação é importante não só para construção de uma relação de confiança com o público, mas para despertar o desejo por esse conteúdo, por isso o Bemdito assume o compromisso de detalhar seus princípios editorais de forma transparente.

Nascemos descentralizados, fora do eixo Rio-SP, na esquina do país, salgados pela maresia de Fortaleza.  Nascer fora do centro é algo que percebemos como riqueza e como parte constitutiva da nossa identidade. É justamente por surgir fora do centro que o Bemdito pode proporcionar uma experiência ao mesmo tempo instigadora, inspiradora e inquietante. Convidamos a um constante deslocamento, a uma ampliação de possibilidades de temas, de colaborações, de linguagens, sem abrir mão da credibilidade e do ideal de relevância nacional. Ainda que falemos sobre um assunto de sempre (e todos os assuntos humanos nos interessam), o ângulo, o tom, o formato será forçosamente diverso porque produzido por olhares novos, frescos, refinados em diferentes geografias: acreditamos que a própria distinção tradicional entre local e nacional pode ser discutida, para alargar a compreensão do que é relevante para um debate público qualificado.