Bemdito

Cine Ceará: uma Via Láctea para nos manter em curso

O maior festival cearense de cinema, com programação gratuita e aberta ao público, segue até o dia 3 de dezembro, e celebra a resistência da sétima arte no Brasil
POR Ivna Girão

Aprendi, com meus filhos, a observar insetos: sentar no jardim de casa e apostar qual formiga chega primeiro ou qual delas consegue equilibrar melhor a imensa folha que carrega. E zapeando notícias em noite de insônia, me deparei com uma fascinante: o escaravelho é o primeiro inseto que se guia pelas estrelas, sugere pesquisa publicada na revista “Current Biology”. Os pesquisadores descobriram que, embora os olhos compostos desse inseto sejam fracos demais para ver estrelas individuais, eles utilizam a luz celestial para se manter no rumo. E como quem busca iluminação para acender os dias, convido para acompanharem mais uma edição de um dos festivais mais brilhantes deste país, o 31º Cine Ceará é uma Via Láctea para nos manter em curso. O festival, com programação gratuita e aberta ao público, segue até o dia 3 de dezembro, acompanhe. 

É momento de celebrar, mais uma vez, o cinema cearense: temos aí o sucesso do filme “Cabeça de Nego”, de Déo Cardoso, por exemplo, as premiações de “Pacarrete”, de Allan Deberton, que ganhou oito troféus no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e, na abertura do Cine Ceará, tivemos a exibição de “Fortaleza Hotel”, de Armando Praça, primeiro filme da Mostra Ibero-americana de Longa-metragem. O diretor destacou que o filme fala sobre solidariedade feminina e dedicou a exibição a sua mãe, a pessoa mais solidária que conheceu. “Foi a pessoa que me ensinou o real sentido de solidariedade”. A abertura foi marcada por momentos emocionantes. A atriz Marta Aurélia e o cineasta Halder Gomes subiram ao palco para receber o Troféu Eusélio Oliveira em homenagem às suas carreiras cujas trajetórias estão entrelaçadas com a história do cinema cearense. Marta e Halder receberam o Troféu das mãos de Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Ceará. 

O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial.

A programação do Cine Ceará segue até o dia 3 de dezembro com atividades no Auditório da FIEC, no Centro Cultural Banco do Nordeste, no Cinema do Dragão, no Cineteatro São Luiz, no Hotel Plaza Praia, no Instituto Cuca, na TVC e também nos canais do Youtube e Canal Brasil. E para celebrar a Via Láctea do cinema e adiar o fim do mundo, convido para acompanharem a programação do Cine Ceará, seja nas exibições online no Canal do Youtube, seja nos cinemas da cidade. De ir ao Cineteatro São Luiz, por exemplo, e após o filme, sentar em um dos bancos da Praça do Ferreira e debater com amigos o que o filme deixou de bom! Viva o Cine Ceará e vida plena e longa à arte e à cultura do Ceará!  

Programação no site e mais infos no insta @cineceara.

Ivna Girão

Jornalista, historiadora e escritora, é coordenadora de comunicação da Secretaria de Cultura do Ceará.