Bemdito

A CPI e o peso das vidas perdidas

Reta final da CPI lança luz sobre condutas que levaram à morte mais de meio milhão de brasileiros
POR Monalisa Soares
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é ouvido na CPI da Pandemia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As notícias da última semana sobre a CPI da Pandemia conduziram-me aos debates e reflexões travados ainda no início da pandemia. Naquele momento, diante das projeções de milhares de mortes e da estratégia de enfrentamento do governo federal, crítico do isolamento social e incentivador do chamado “tratamento precoce” (que logo comprovou-se ineficaz), especulava-se bastante sobre os impactos da pandemia na sustentação política do presidente.

A comoção gerada com a morte de milhares de brasileiros(as) tornou-se rapidamente tema do debate público. Criticou-se inúmeras vezes a ausência de um pronunciamento de pesar por parte de Bolsonaro às famílias enlutadas, contrastando com seus comentários como “Não sou coveiro, tá?” e “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”.

A expectativa era de que a gestão da pandemia somada a tais declarações, que denotavam fatalismo e desprezo diante das mortes, produzissem fortes reveses na popularidade de Bolsonaro. Isso de fato ocorreu nos primeiros meses da pandemia, mas a tendência foi revertida no segundo semestre de 2020. A chegada da segunda onda, entre outros fatores, contribuiu para o retorno da queda na popularidade do presidente, levando-o aos níveis mais baixos desde o início do mandato.

Ao longo desse período, a popularidade do presidente também enfrentou ondas até estabilizar-se no patamar mínimo de aprovação. O debate público também suscitou discussões sobre o caráter “indiferente”, de “normalização” e/ou mesmo “banalização” da população brasileira diante da morte e sofrimento no contexto da pandemia. Artigos e matérias na mídia trataram do tema, alguns deles, inclusive, apresentando uma associação entre os discursos do presidente e essa percepção pretensamente disseminada na sociedade.

Pensando em termos da disputa política, podemos observar que as oposições decidiram trilhar outro caminho: desde o início a opção foi denunciar a má condução do governo federal na pandemia, buscando responsabilizá-lo pelo número expressivo de mortes. A aposta dos atores políticos de oposição foi de que o fator pandemia não seria (será) desprezado pela população quando o governo Bolsonaro estiver sob julgamento eleitoral. Os oposicionistas entendem que o eleitorado levará em conta não apenas os efeitos em seu sentido lato, mas, substancialmente, sua dimensão mais dolorosa: a da morte dos entes queridos. 

Nesse sentido, na CPI da Pandemia, a morte constituiu pauta desde suas origens. Foi após o óbito do Senador Major Olímpio (PSL-SP), vítima de Covid-19, que se intensificou a pressão no Senado Federal para abertura da comissão. Constantemente, os discursos dos(as) senadores(as) de oposição evocam a memória dos(as) brasileiros(as) mortos(as), apontando como missão da CPI desvelar o que poderia ter sido feito para evitar tais mortes.

Simbolicamente, o ato mais significativo partiu do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), que substituiu seu nome na placa de identificação da bancada pelo número de mortos, atualizando diariamente os dados. O ato foi seguido pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), vice-presidente da comissão. Esta ação foi tão contundente que o governista Heinze (PP-RS) passou a usar uma placa com o “número de vidas salvas” na pandemia, como forma de contrapor o discurso dos oposicionistas.

Mais recentemente, na última semana, o depoimento da advogada Bruna Morato traçou uma linha de conexão entre a atuação da Prevent Senior e a estratégia de contraposição entre saúde e economia, discurso tantas vezes propalado pelo presidente, membros do governo e apoiadores.

Como disse anteriormente nesta coluna, as denúncias que chegam à comissão pavimentam uma avenida para a atuação política das oposições e, nesse sentido, relativizam as expectativas de que tudo acabe em pizza. 

O mais chocante e doloroso da participação de Morato foi a revelação de que alguns pacientes com mais de dez dias de internação na UTI tiveram redução no fornecimento de oxigênio. Com menção à escabrosa frase “óbito também é alta”, a advogada recolocou as mortes no centro do debate, mobilizando uma nova onda de comoção pública em torno da (má) gestão da pandemia, justamente nas proximidades da reta final da CPI.

Monalisa Soares

Doutora em Sociologia e professora da UFC, integra o Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia e se dedica a pesquisas na interface da comunicação política, com foco em campanhas eleitorais, gênero e análise conjuntura.