Chá das Quintas entrevista Fernando Marçal, o Fefé do Zé Walter
Ex-jogador de futebol e organizador do Miss Gay José Walter, o popular e pitoresco Fernando Marçal mora há 50 anos no mesmo bairro
Tatiana Hilux // Como você se sente sendo uma das molas mestras do movimento LGBTQ do bairro José Walter?
Fernando Marçal // Primeiramente, obrigado. É uma honra fazer parte da sua entrevista. Bem, é um privilégio estar à frente dos movimentos LGBTQIA+. Já faço isso há anos, junto dos demais que me acompanham, e é ótimo.
Tati Hilux // Pois bem, agora sou moradora do José Walter e queria saber de você: como é viver nessa comunidade tão famosa em Fortaleza?
Fernando // Seja bem-vinda a essa terra santa e maravilhosa que é o José Walter! Moro aqui há 50 anos e sempre foi um bairro acolhedor e receptivo. Sempre cabe mais um. Quem mora no José Walter nunca mais sai daqui pelo fato de se apaixonar.
Tati Hilux // Você já foi jogador de futebol. É verdade isso? Se sim, me conta um pouco dessa fase da sua vida.
Fernando // Sim, com certeza! Joguei primeiro no Ceará, onde passei um ano, e fui campeão no juvenil. Depois fui para o Ferroviário, lá passei 2 anos e também fui campeão. Depois fui para o meu time de coração, que amo, o Fortaleza, e também fui campeão cearense juvenil e goleiro menos vazado. Do Fortaleza, fui vendido para o Corinthians Paulista e lá fui garoto propaganda do Timão. Lá, por fim, fui contratado pela Dijon na época e fui manequim das indústrias de São Paulo.
Tati // O Miss Gay José Walter é feito sob o seu comando, correto? Conte-nos como é administrar esse evento tão tradicional.
Fernando // Estar à frente desse extraordinário Miss Gay José Walter é uma honra. E já são 27 anos de miss. Tudo começou numa brincadeira, que hoje é uma realidade e uma grande realização. O Miss Gay José Walter é o pioneiro de “misses” dos bairros e até hoje é realizado anualmente.
Tati // Fernando Marçal como pessoa. Fale um pouco dos seus amores e temores.
Fernando // Ultimamente, não tenho muito o que falar de amor, depois que perdi o meu maior amor da vida, que foi a minha eterna mãe Laura Marçal. Não quero mais saber de ninguém. Perdi tudo o que eu tinha na minha vida, mas bola para frente, né? Hoje quero só trabalhar e ajudar a minha irmã, os meus sobrinhos (as) e afilhados (aa).
Tati // Como estão os preparativos da sua miss para o próximo Top Gay?
Fernando // Sobre os preparativos da miss, bem… Tá tudo fluindo, graças a Deus, mas, infelizmente, será mais um ano em que nós não teremos o Top Gay Ceará, um concurso que eu amo de paixão. Temos inclusive quatro tops vencedoras: Naara Vuitton, Kiara Hilton, Kelly Velaski e Narrasha Delatorre. Se eu não estivesse à frente do Miss Gay José Walter, estaria junto da coordenação do Top.
Tati // Agora, estou a escrever para um novo site que se chama Bemdito. Manda um alô para os nossos leitores, por favor.
Fernando // Te desejo muita sorte neste novo site e que Deus te abençoe sempre. Saiba que tenho uma grande admiração e respeito pela Tatiana e pelo Dário. Ao Bemdito, sucesso! E beijos de Fernando Marçal, o Fefé do Zé Walter.