Bemdito

O governador é pop

Camilo Santana e sua relação afinada com as redes sociais e o marketing político
POR Monalisa Soares

As reflexões sobre a política contemporânea têm, inevitavelmente, abordado as interfaces entre comunicação e política e como estas influenciam os processos e resultados. É comum, na literatura especializada, o reconhecimento das transformações que a midiatização trouxe à prática política, entre elas, o fato de que a comunicação política passou a considerar cada vez mais a lógica da mídia.

Como pudemos ver ao longo das últimas décadas, os discursos políticos se adaptaram, inicialmente, às linguagens dos meios de comunicação tradicionais, rádio e TV, e, mais recentemente, buscaram as novas plataformas de comunicação como as redes sociais e aplicativos.

Adriana Amado, cientista social argentina, afirma que uma das marcas do processo de midiatização é a emergência de uma política pop. Nesta, a comunicação assume cada vez maior centralidade para o processo político, tornando-se uma das principais ocupações das lideranças políticas (do/a líder pop): a agenda comunicacional.

A máxima “governar é comunicar” fica patente quando observamos governantes ocuparem parte significativa de suas tarefas diárias entre transmissões, lives, postagens e trocas de mensagens em redes sociais (com outras lideranças e/ou eleitores), além de entrevistas, pronunciamentos e outras ações que demandam a cobertura da mídia tradicional.

Camilo Santana é um bom exemplo dessa gestão comunicacional cotidiana. Com perfis nas redes sociais Instagram (1,1 milhão de seguidores), Facebook (503 mil) e Twitter (196 mil), o governador do Ceará faz transmissões praticamente todos os dias, em inaugurações e lançamentos de projetos e políticas públicas, além da apresentação de obras em andamento.

Semanalmente, às terças-feiras no horário de 12h, Camilo também realiza uma live transmitida pelos perfis do Instagram e Facebook para apresentar as realizações de sua gestão e interagir com a população. A divulgação incentiva o uso da hashtag #camiloresponde como forma de mobilizar a participação dos internautas e o envio de perguntas, críticas e sugestões ao governador.

Nas transmissões, os comentários trazem, além de reivindicações e demandas, elogios afirmando ser Camilo “o melhor governador do País”, atribuindo-o a alcunha de “o cara”, projetando que ele será “senador e futuro presidente” e, inclusive, algumas expressões de queixa e sentimento de pesar por não poder elegê-lo para mais um mandato. Na lógica da política pop, os apoiadores assumem uma postura não apenas de eleitores, mas de fãs, reforçando uma afetividade que constituiria sua relação com a liderança política (uma celebridade).

É notório o engajamento que o governador motiva nas redes sociais. Durante o ano de 2021, os levantamentos realizados, em março e julho, indicaram Camilo Santana entre os governadores mais populares nas redes sociais, ocupando a primeira e a segunda posições, respectivamente. Sem querer entrar no complexo debate sociológico sobre o conceito de carisma, considero relevante destacar o apelo exercido pelo governador junto aos/às cearenses. Camilo Santana faz um governo aprovado por 72% da população, de acordo com dados de pesquisa divulgada em julho.

Sua fala mansa, seu estilo parcimonioso e sua imagem marcada pelo uso de blusas em tons claros, levariam a crer que a sobriedade seria o traço absoluto do governador. A comunicação política de Camilo, no entanto, compartilha em diversos momentos traços de sua vida pessoal com o público-eleitor como modo de aproximá-los/as, reforçando o laço afetivo. Exemplos típicos são as postagens parabenizando os filhos, os pais e a esposa pelos aniversários. Também compõem essa estratégia comunicacional os comentários sobre as conquistas dos times de futebol do estado e, até mesmo, solidariedade à campeã do reality show BBB deste ano pela xenofobia sofrida.

A boa gestão da comunicação, no entanto, não torna as lideranças políticas imunes às gafes. Exemplo disso foi o episódio que Camilo Santana vivenciou, na última semana, em uma solenidade para entrega de instrumentos musicais do programa “Toda Banda de Música é uma Escola” da Secult-Ce. Na ocasião, o governador foi estimulado a tocar trechos de canções numa flauta doce. Apesar dos aplausos, musicalmente a performance foi um fiasco, com várias desafinadas, em alguns momentos quase não se conseguia reconhecer a melodia da canção. 

O vídeo postado nas redes sociais logo se tornou farto material para memes que circularam nas principais páginas que reúnem moradores da capital e do estado. Entre as criativas reproduções, Camilo era apresentado como se estivesse tocando flauta para o quadro do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum: “Passarinho, que som é esse?”; em outra com gorro de Papai Noel tocava a canção “Noite Feliz”; em outra versão “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Em uma das páginas, a postagem que reunia os memes alcançou mais de 70 mil curtidas e mais de 4.300 comentários.

No dia seguinte, após a repercussão, o governador fez uma postagem mencionando o vídeo original e os memes que circularam nas redes sociais. Com um tom bem-humorado, Camilo reconheceu que “realmente a performance não foi nada boa” e justificou que isso decorreu do fato de estar “destreinado”, o que havia sido reparado após uma noite de treino com os filhos. Então, o governador apresenta uma versão de Asa Branca e com um sorriso de quem conseguiu cumprir o desafio pergunta: “viram”?

O vídeo tem a clara função de reparação da gafe cometida, e a própria legenda da postagem nas redes sociais do governador é indicativa: “Depois de muitos memes nas redes sociais (inclusive montagens pra lá de criativas), tive que vir aqui mostrar minhas habilidades”. A estratégia parece ter surtido efeito, até o momento em que o texto é escrito, o vídeo já possui 214 mil visualizações e mais de 6.800 comentários. Além do mais, a reação bem-humorada do governador à gafe e aos memes suscitou mais receptividade no público-eleitor. Nas demais postagens de Camilo Santana destinadas a divulgar ações e agenda de viagens, alguns comentários elogiosos fazem menções, em tom de gracejo, ao episódio da flauta.

Dada a centralidade que a comunicação assumiu na política contemporânea, as estratégias que o governador Camilo Santana vem desenvolvendo nos indiciam elementos que compõem sua popularidade pessoal. Estas estratégias, articuladas com a aprovação popular de sua gestão e a ampliação de sua visibilidade para além do Estado, contribuem para compreendermos sua significativa influência nos rumos da política cearense em 2022, especialmente, no campo governista.

Monalisa Soares

Doutora em Sociologia e professora da UFC, integra o Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia e se dedica a pesquisas na interface da comunicação política, com foco em campanhas eleitorais, gênero e análise conjuntura.