Bemdito

Meus cabelos brancos

Estudo da Universidade de Columbia mostra que estresse deixa o cabelo grisalho, mas processo pode ser reversível
POR Yanna Guimarães
Foto: Getty Images

Quando a minha mãe decidiu que não ia mais pintar os cabelos ela tinha 51 anos. Além da paciência, perdeu também as contas de quantas pessoas achavam ter direito em opinar que ela deveria deixar de desleixo e se render de novo à escravidão da tintura. Eu quase fiz o mesmo depois do lockdown de 2020. Mas ainda tinha muita preguiça de debater o motivo da minha decisão. Agora estou deixando rolar pra ver se me acostumo com uma cabeleira grisalha. 

Os cabelos brancos são diretamente influenciados pelo estresse. Talvez por isso vemos pessoas cada vez mais novas com fios brancos aparecendo. Mas a novidade descoberta por pesquisadores da Universidade de Columbia é que esse processo pode ser reversível. Ou seja: seu cabelo branco pode voltar à cor original se seu estresse for embora. Talvez você precise tirar alguns anos de férias ou ganhar na Megasena. Mas o fato é que é uma possibilidade.

“Compreender os mecanismos que permitem que os cabelos grisalhos ‘velhos’ retornem aos seus estados pigmentados ‘jovens’ pode fornecer novas pistas sobre a maleabilidade do envelhecimento humano em geral e como ele é influenciado pelo estresse. Nossos dados se somam a um crescente corpo de evidências, demonstrando que envelhecer não é um processo biológico linear e fixo, mas pode, pelo menos em parte, ser interrompido ou mesmo temporariamente revertido”, explica Martin Picard, autor sênior do estudo, publicado na revista eLife.

Quando os cabelos ainda estão sob a pele como folículos, eles estão sujeitos à influência dos hormônios do estresse. Uma vez que crescem para fora do couro cabeludo, endurecem e cristalizam essas exposições em uma forma estável. Partindo dessa máxima, os pesquisadores observaram minúsculas fatias de cabelo, em um tamanho capaz de visualizar diferentes tonalidades que, a olho nu, pareceriam uma só. Eles analisaram cabelos de 14 voluntários e compararam com o diário de estresse de cada um.

Houve associações marcantes entre estresse e cabelos grisalhos. Em alguns casos, uma reversão do envelhecimento com a redução do estresse. “Teve um indivíduo que saiu de férias e cinco fios de cabelo dele voltaram a escurecer durante o descanso, sincronizados no tempo”, disse Picard.

Assim como os anéis no tronco de uma árvore contêm informações sobre suas décadas de vida, nosso cabelo contém informações sobre nossa história biológica. Talvez você já tenha chegado numa fase da vida em que não importa mais que os cabelos brancos retornem à cor original. Mas, pra mim, buscar mais leveza é sempre prioridade. Se isso fizer meus muitos cabelos brancos voltarem ao castanho natural que eram, estou no lucro.

Yanna Guimarães

Jornalista e mestre em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova de Lisboa.