Os ingleses e a obsessão com o futebol
Para alguém que viu sua seleção vencer a Copa do Mundo em 1994 e novamente em 2002, posso meio que sentir pena dos ingleses, que venceram apenas uma vez, em 1966. Isso significa que a maioria das pessoas que conheço aqui nunca viu sua seleção vencer a competição – que certamente é – mais vibrante do mundo. É uma das minhas memórias mais intensas de quando eu era uma garotinha. A vitória do Brasil em 1994 foi um momento incrível – ainda sinto arrepios só de lembrar. Jamais esquecerei os gritos de “É tetra! É tetra!” de Galvão Bueno.
Por aqui na Inglaterra, você às vezes pensa que eles ganharam mais vezes apenas pelo quão empolgados e esperançosos eles ficam a cada competição. Eu entendo, futebol une as pessoas e é o primeiro amor de muitos jovens. Eu, certamente, amei e joguei muito. Mal, claro. Mas a emoção, a adrenalina e a euforia quando a seleção marca aquele gol crucial no finalzinho… Não há nada igual.
Acho que todo mundo sabe que a Inglaterra é uma nação louca por futebol. Este é o país onde, de acordo com a Fifa, o futebol como se conhece hoje foi inventado, em 1863. Como eu, muitas pessoas estão um pouco cansadas de ouvir os torcedores daqui cantando “It’s coming home!” (Está voltando para casa!) sempre que jogam. Tal música virou um hino do futebol inglês.
Na verdade, originalmente, referia-se ao fato de que, quando a música foi lançada, a Inglaterra estava hospedando seu primeiro grande torneio desde a Copa do Mundo de 1966. Agora, é uma referência de esperança para a Inglaterra ganhar e levar o troféu para casa. Não só isso, é a realização de um sonho: o futebol voltando para onde nasceu.
Eu não sei como eles conseguem lidar com isso. Deve ser muito frustrante torcer por um time que costuma – quase sempre – fracassar em grandes torneios internacionais. Bem, são pessoas claramente esperançosas porque o país está obcecado com a atual seleção e a Euro Copa. Eles seguem para a final amanhã contra a Itália e, se a Inglaterra vencer, tenho certeza que as cenas que veremos não serão cenas vistas em qualquer outro momento. As pessoas vão com certeza ficar enlouquecidas. E insuportáveis, como fica quem ganha.
Depois de uma vitória de 2 a 1 na quarta-feira sobre a Dinamarca, a Inglaterra joga a final de domingo em frente a uma torcida no Estádio de Wembley – a primeira grande final desde a tal vitória na Copa do Mundo de 1966. Será 2021 o ano em que a maldição de 55 anos da Inglaterra é quebrada?
O futebol é uma coisa tão maluca que, mesmo quem não liga pra isso, está completamente enredado na Euro Copa. Há uma grande discussão acontecendo em paralelo (se as multidões deveriam se reunir assim agora e o problema com os torcedores vaiando e sendo desrespeitosos com outras nações). Mas eu sei que, se eles vencerem no domingo, na segunda-feira não haverá ninguém nas minhas reuniões no Microsoft Teams. Ou vão fingir que estão.
E, sim, eu sei que o Brasil também está jogando uma final no domingo. Mas para mim, infelizmente, as grandes discussões que acontecem em paralelo no Brasil já são o suficiente para manchar a Copa América.
Infelizmente.