“Desglossário” do Design
Toda área do saber tem um vocabulário próprio. Um conjunto de palavras que denominam conceitos importantes, subáreas ou ações específicas. Com o Design, não é diferente. Ainda mais porque é uma área com muitos estrangeirismos e com estudos formais recentes no Brasil, o que aumenta a incidência de confusões com as palavras técnicas.
Quem é designer gráfico já se deparou com coisas do tipo: “você faz logomarca?” ou “não gostei muito dessa tipologia” e até “o desing desse cartaz não está muito bom”. E você, que não é da área, se já fez perguntas ou afirmações como essas, chega mais que eu vou te contar umas coisinhas neste pequeno glossário com três termos técnicos da área do Design.
Desing – Vamos começar pela escrita do nome da área. É comum a troca de lugar entre o G e o N finais da palavra Design. Um bom lembrete para não confundir é falar o nome da área acrescentando o ER ao final como diz a regra da língua inglesa. Se a palavra terminar em G, a profissão fica “desinger”. Mas o correto é Design terminar em N e a profissão ser designer.
Tipologia – É o estudo dos traços característicos de um conjunto de dados na busca por determinar tipos e ou sistemas. Quando se trata do uso de letras ou fontes nas peças de design, o termo mais aceito na área é tipografia. Priscila Farias, uma das mais respeitadas pesquisadoras da área no Brasil, conceitua tipografia como o conjunto de práticas e processos envolvidos na criação e utilização de símbolos visíveis relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e para-ortográficos (números e sinais de pontuação) para fins de reprodução.
Logomarca – Um termo controverso, mas que opto por não usar e por não recomendar o uso. Vários autores defendem que o termo logomarca é um pleonasmo por unir duas palavras com o mesmo sentido: logo + marca. Quando se fala em singularização visual, através de um sistema planejado e integrado de aplicação coordenada para uma determinada instituição, prefiro usar apenas logo ou identidade visual como sinônimos.
Então, quem projeta algo para o uso de alguém, ou seja, quem faz design é designer. A pessoa designer pode trabalhar com design de interiores, design gráfico, design da informação, design de produto ou design de moda, por exemplo.
Designers podem também desenvolver peças gráficas usando tipografias que sejam adequadas às características dos clientes e dos usuários. E podem ainda criar identidades visuais ou logos compostas de símbolos gráficos, cores e tipografias que remetem aos produtos e serviços oferecidos.