Bemdito

Festival Concreto: arte que se espalha por toda a cidade

Foi dada a largada no festival que transforma Fortaleza em uma galeria a céu aberto
POR Ivna Girão

É olhar para a cidade e encontrar beleza em todo canto – no alto dos prédios, nas empenas de grandes construções no centro, em imensos murais na Praia de Iracema e coloridos painéis nas periferias. Chegou uma das épocas do ano que mais gosto de acompanhar, é andar pelas ruas e encontrar andaimes na calçada, latas e mais latas de tintas e a curiosidade de acompanhar que obra dali sairá: começou o Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana. Uma galeria a céu aberto pronta para ser apreciada.

Fortaleza recebe, até o dia 28 de maio de 2022, o Festival Concreto, que, em sua oitava edição, traz uma ampla e diversificada programação gratuita, com apresentação de mobiliário urbano, murais, graffiti, shows, oficinas, intervenções e instalações em locais diversos da cidade, durante os próximos sete meses. O Dragão do Mar, por exemplo, recebe obras da dupla alemã Doppeldenk, participação fruto de parceria com o Instituto Goethe, e do artista paulista Onesto. Além do Dragão, outros equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) geridos pelo Instituto Dragão do Mar receberão as ações: a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e a Escola Porto Iracema das Artes, além de ações no Residencial José Euclides da Cunha (situado no bairro Jangurussu). Para isso, o Festival conta com a presença de alguns artistas convidados para esta edição, sendo eles: Shiko (PB), Onesto (SP), Luna Bastos (PI), Doppeldenk (Alemanha), Rafael Limaverde (CE) e Luci Sacoleira (CE). Além de colorir os espaços, os artistas promovem masterclasses. Toda programação é gratuita e aberta ao público. 

“Durante esses sete meses teremos uma série de atividades que planejamos, além de outras que estão surgindo a partir de ideias que estão chegando, de demandas de procura, então tudo isso, está sendo uma experiência legal pra gente nesta edição. Essa abertura no tempo está possibilitando novos encontros, novas possibilidades e a gente tá abraçando e vendo aonde vai dar”, explica o artista urbano e idealizador do evento Narcélio Grud.

Programação de novembro

23/11, a partir de 17h, no Residencial José Euclides da Cunha (Jangurussu) – Aniversário de um ano da Midiateca Concreto com show de palhaço, concurso de talentos e live painting com Luci Sacoleira (CE)

25/11, às 18h, no Porto Iracema das Artes – Masterclass “Arte Digital e Urbana”, com Doppeldenk (Alemanha) 

26/11, às 18h, no Porto Iracema das Artes – Masterclass “Conexões entre arte e psicologia no processo criativo”, com Luna Bastos (PI) 

27/11, de 17h às 22h, na Casa Patuá – Festa de Encerramento da primeira fase do Festival + Feirinha Concreto #8

E para adiar o fim do mundo e colorir o cinza em tempos tão sombrios, fica o convite para acompanhar um dos festivais mais incríveis dessa cidade, que pensa a arte de forma democrática, aberta, festiva. Viva o Festival Concreto. 

Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana – 19 de novembro a 28 de maio 

Instagram: @festivalconcreto / Facebook: Festival Concreto

Ivna Girão

Jornalista, historiadora e escritora, é coordenadora de comunicação da Secretaria de Cultura do Ceará.