Bemdito

Férias no interior

Mês de julho não combina com cidade grande e apartamento: é tempo de brincar
POR Ivna Girão
Foto: Samuel Macedo

Último dia de aula, tarefa feita e mala arrumada. Julho é mês de vento e de pipa no céu, de criançada de folga, e de um tempo que se arrasta de outro jeito. Na minha infância, o destino certo era a rodoviária, com aquela emoção de embarcar no ônibus e passar as férias no interior. Um mês de detox da Capital, longe da mãe, e uma sensação boa de liberdade. Julho é memória guardada no baú com cheiro de banho de rio e de brincadeira solta no mato. 

Adulto não tem mais “férias escolares” – aqueles dois meses no ano em que a vida tem outra beleza -, não ganha mais presente no dia do aniversário, não viaja para passar 30 dias off de problemas e boletos, não acorda cedo para aproveitar mais o dia. Adulto “odeia” a folga dos filhos, não sabe o que fazer com os pirralhos eufóricos. A meninada reclama do tédio da pandemia e os pais sonham com a chegada do tão desejado 1º de agosto. 

E para quem vai ficar em casa, desejo paciência e calma. A pandemia ainda exige isolamento e muito cuidado. Para não esmorecer, dá para abrir alegrias no peito, mesmo longe dos amigos e do banho de rio. Diversos equipamentos culturais do Ceará estão com programação bacana, gratuita e online para curtir o mês de julho. Anota aí. 

Férias com cultura

O Theatro José de Alencar traz o TJA de Férias, com ações durante os sábados e domingos do mês, oficinas com arte-educadores e encontros com Mestres da Cultura, que irão aproximar o público infantojuvenil ao rico e criativo universo da tradição popular. As atividades acontecem no YouTube do TJA

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) apresenta o É o Brinca, um programa fixo do equipamento, destinado às ações voltadas para cultura e infância. A Escola de Cultura e Artes do CCBJ promoverá uma agenda aberta ao público de atividades artísticas e culturais  nas linguagens de teatro, dança, teatro e música, no período de 5 a 16 de julho. Acompanhe a programação disponível nas redes sociais do CCBJ e no site.

O Cineteatro São Luiz oferece sua clássica programação infantil Férias no São Luiz, neste ano em formato virtual. As atividades têm classificação indicativa livre, foram gravadas no palco principal do Cineteatro e poderão ser acompanhadas através do seu site e canal de YouTube.

Com a volta do Cinema do Dragão, o Dragão do Mar reservou atrações de múltiplas linguagens que serão exibidas no seu canal no YouTube e do Planetário Rubens de Azevedo

E para adiar o fim do mundo e trazer esperanças, quero fazer um pacto com vocês, criançada, pode ser? Férias assim, trancado na cidade e assustado com medo do vírus, não vale, viu?! Não conta.

Atenção para a promessa que faço: cada dia “encurralado” vale uns cinco dias estirados dentro do mato, trepado no pé de siriguela, correndo de bola com a turma. Aprendam: mês de julho não combina com cidade grande e apartamento, é para ser vivido na natureza, com direito a “bicho de pé” para coçar por muito tempo e fazer saudades, sem esquecer o mais importante: “o quintal é maior do que o mundo”.  

Ivna Girão

Jornalista, historiadora e escritora, é coordenadora de comunicação da Secretaria de Cultura do Ceará.