Fortaleza memoriada: os sebos da nossa cidade
“Quando eu era pequeno, queria ser um livro quando crescesse. Não escritor de livros, livro mesmo. Gente se pode matar como formigas. Escritores também não são tão difíceis de matar. Mas livros, mesmo se os destruirmos metodicamente, sempre há chance de sobrar algum, nem que seja apenas um exemplar, a continuar sua vida de prateleira, eterna, discreta e silenciosa em uma estante esquecida de alguma biblioteca remota”.
Amós Oz, em De amor e trevas
Quando a Livraria Cultura fechou mais uma vez suas portas aqui, dessa vez no shopping RioMar Fortaleza, vi uma comoção geral na Internet por parte de pessoas que gostam de livros e se deleitam em livrarias daquele porte. Pessoalmente, eu mesma não lamentei tanto dessa vez. Quando entrava lá, me sentia como em qualquer outra loja: uma vitrine suntuosa de livros com a palavra “mindset” no título. Faltava alguma coisa naquele espaço, que já havia perdido a gostosa seção de música da sede anterior.
Uma coisa que aprendi criando o Fortalendo é que a comunidade leitora de Fortaleza é muito maior do que eu pensava, e venho tendo a oportunidade de conhecer diversos sebos, livrarias e livreiros da cidade. Claro que é sempre triste que uma livraria não se sustente, mas vos escrevo hoje para apresentar algumas alternativas mais charmosas para passar suas tardes entre prateleiras de livros e praticar o consumo saudável.
Além de encontrar livros com preços amigáveis, a compra em sebos permite achar edições e/ou traduções raras, livros que não são mais publicados e também fortalece a economia local ao invés de favorecer certos bilionários donos de certa gigante corporativa virtual. Aumenta-se o tempo de vida dos livros, o que certamente tem um impacto ambiental positivo.
Visitando alguns sebos na companhia de meu pai, minha já existente fé na comunidade leitora fortalezense só aumentou. Enquanto torcia meu pescoço entre as estantes, ouvia o telefone tocar sem parar com clientes atrás de livros específicos. Na Livraria Cultura, ninguém nunca me ofereceu um banquinho para que pudesse sentar e paquerar as estantes. Pouco provável que um vendedor de livraria tradicional me dissesse que “Oscar Wilde dava um livro de presente para todos os amigos que iam visitá-lo”, como me disse o Damasceno, do sebo Letra L Livraria.
Visitar um sebo no centro é ver a própria história de Fortaleza, e conversar com seus livreiros é ouvi-la. É também conhecer a história dos próprios livros, que muitas vezes contêm dedicatórias, grifos, anotações.
Livros nacionais e estrangeiros de arte, moda, música, crítica literária, cinema, arquitetura, poesia, psicologia e muito mais: os sebos são o verdadeiro local para os apaixonados por literatura, e nos esperam cheios de pérolas a oferecer. Eu não poderia admirar mais o trabalho dos livreiros envolvidos. Sem mais delongas vamos conhecer alguns sebos virtuais e físicos da nossa terra da luz.
Lindo Sebo Delirante
Essa é uma história de amor. Em 2016, na época músico e estudante de arquitetura, Gabriel conheceu Giovanna, estudante de Letras, que trabalhava em um sebo. Juntaram as mãos e os acervos pessoais, e com a demissão de Giovanna do antigo local de trabalho o Lindo Sebo Delirante saiu do papel. Desde o início, o plano era que o sebo fosse 100% virtual. E assim funciona hoje, através de site próprio, Instagram e Facebook. Tendo sua companheira mudado de área, Gabriel atualmente cuida do Lindo Sebo sozinho e a modalidade online facilita seu trabalho e permite tempo para cuidar de outros projetos, profissionais e pessoais. Gente boa como é, Gabriel nos presenteou com o cupom de desconto FORTALENDO20 para usar em seu site!
Site oficial
Instagram
Facebook
WhatsApp: (85) 99740.4210
Email: lindosebodelirante@gmail.com
Atendimento online das 10h às 19h.
Pagamento via PIX, link de pagamento ou boleto bancário.
> Posso vender meus livros?
Sim, mediante avaliação anterior do livreiro.
> Fazem entrega?
Grátis para os bairros Centro, Fátima, José Bonifácio, Benfica e Joaquim Távora. Taxa de R$ 10 para outros bairros. Para compras no site e envio pelos correios, a taxa varia entre R$5 a 15 a depender do peso do livro.
Livraria e sebo Arte & Ciência
Para aqueles familiarizados com algum nível de TOC, essa é sua livraria e sebo. A Arte & Ciência tem um acervo rico de literatura contemporânea nacional e internacional, edições e boxes especiais, livros acadêmicos e mais, tudo metodicamente disposto nas prateleiras de sua sede no Bairro d Fátima. No espaçoso segundo andar, localiza-se o sebo mais organizado que já visitei e que resiste desde 1987. O acervo é muito diverso: entre clássicos, contemporâneos, importados, acadêmicos, especializados, poesia, religião e muito mais: você encontrará de Kurt Cobain à Kafka. Da sessão de arquitetura e decoração arrematei um livro de lofts nova-iorquinos, porque a Arte & Ciência é o local perfeito para encontrar livros inusitados.
Site oficial
Instagram
Estante Virtual
Telefones: (85) 3283.4422 / 3214.5223
WhatsApp: (85) 98768.2261
Endereços: Avenida 13 de Maio, 2400 / Major Facundo, 954.
De segunda à sexta, das 9h às 17h30. Aos sábados, das 9h às 13h.
Pagamento via PIX, cartão de débito e crédito.
> Posso vender meus livros?
Sim, mediante avaliação anterior do livreiro.
> Fazem entrega?
Sim. Os valores dependem da localização.
Letra L Livraria
Logo atravessando a 13 de Maio, em frente ao Arte & Ciência, encontra-se a Letra L Livraria, fundada por Majela Lins há mais de três décadas. É lá que você conta com a ajuda e expertise do simpático Damasceno, que pode lhe guiar pelas dezenas de prateleiras com todos os gêneros literários. A Letra L Livraria também trabalha com compra e venda de CDs e DVDs.
Instagram
Estante Virtual
Telefone: (85) 3231.0404
WhatsApp: (85) 99114.4226
Endereço: Avenida 13 de Maio, 2383
De segunda à sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h.
Pagamento via PIX, cartão de débito e crédito.
> Posso vender meus livros?
Sim, mediante avaliação anterior do livreiro. O mesmo é válido para CDs e DVDs.
>Fazem entrega?
Sim. Os valores dependem da localização.
Sebo O Geraldo
O Sebo o Geraldo é um dos mais antigos da cidade e já soma um acervo de mais de 200 mil livros e revistas, acumulados ao longo de mais de cinco décadas. Seu Geraldo divide o holofote com a gerente e catálogo vivo do sebo, Estela. O passeio é uma verdadeira visita a um ponto histórico de Fortaleza, bastante frequentado por estudantes e amantes da literatura. Dado o tamanho do local e do acervo, é preciso ir preparade para garimpar as pilhas de livros e incontáveis estantes da casinha verde no Centro. Aqueles que procuram algo específico podem contar com o perfil do Instagram, que funciona como catálogo online, ou simplesmente pedir a ajuda de Estela.
Instagram
Telefone: (85) 3226.2557
Endereço: Rua 24 de Maio, 950
De segunda à sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 13h.
Pagamento via PIX, cartão de débito e crédito.
> Posso vender meus livros?
Sim, mediante avaliação anterior do livreiro.
> Fazem entrega?
Sim, e envio para todo o Brasil. Os valores dependem da localização.
JD Livros
É como diz o velho ditado: filho de peixe, peixinho é. O Janderson é filho do Seu Geraldo, e próximo ao sebo do pai já cuida da JD Livros há quase seis anos. O forte do seu acervo é a literatura contemporânea, mas também trabalha com compra e venda de CDs, LPs, HQs e revistas. Encontrei de Borges a Beatles.
Instagram
Telefone: (85) 3214.6461
Endereço: Rua Pedro I, 943
De segunda à sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 13h.
Pagamento via PIX, cartão de débito e crédito.
> Posso vender meus livros?
Sim, mediante avaliação anterior do livreiro que pode ser feita online. O mesmo é válido para CDs, DVDs, LPs e quadrinhos.
> Fazem entrega?
Sim, e envio para todo o Brasil. Os valores dependem da localização.