Bemdito

E essa moda de textão e foto romântica pra anunciar fim de namoro?

Ninguém sabe se é um término de namoro ou um post no LinkedIn; falta só o "muito obrigada pela oportunidade"
POR Gabi Dourado
Foto: Reprodução/Instagram

Eu me lembro bem do meu primeiro término de namoro. Era início da Internet, quando tudo ainda era mato e a gente acessava bate-papo via código de programação e sabia linguagem HTML pra colocar gif animado no blog. O alcance era mínimo, se comparado com os tempos atuais, mas sempre tinha impacto ali na rodinha de amigos e conhecidos. O namoro acabou e fui correndo pra lá escrever algum drama sobre o rapaz. Teve indireta, direta, diretíssima e todo o bafafá que costuma acontecer após um episódio do tipo.

De lá pra cá, alguma coisa evoluiu. Na real, evoluiu tanto que agora quando famosos terminam relacionamento não tem mais publicação de indireta nos stories, não tem mais aquela foto na academia em busca de biscoito ou uma selfie com frase motivacional na legenda. Nada do que costumava conter o kit básico do recém-solteiro tem sido contemplado ultimamente. Agora, a moda é postar foto beijando o ex com texto bonito anunciando o fim do namoro ou casamento.

E aí é um tanto de te amo pra cá, desejo sua felicidade pra lá, foi lindo tudo que a gente viveu, seremos sempre amigos, nossa vida estará ligada e vamos seguir em frente honrando o que passou. Ninguém sabe se é um término de namoro ou um post no LinkedIn. Falta só o muito obrigada pela oportunidade, mas agora vou alçar novos voos. 

Eu hein, gente, o que aconteceu com o rancor, a antipatia e o desejo de distância do ex? Ninguém se bloqueia mais nas redes, evita o nome da criatura e apaga ‘aquela música’ da playlist? Não se rasga ou queima as fotos, nem apaga ou oculta do perfil? Não tem mais comentários com ‘eu só acho engraçado que’? Não tem a força tarefa da amigas, o prato de brigadeiro, o sorvete com série? O look arrasador pra ir à festa, o corte de cabelo ou o ‘oi, sumido ou sumida’ pra quem a gente deixa na gaveta?

Não consigo entender direito como é que, pra anunciar o fim de um relacionamento, se procura e publica uma foto de um beijo, até então, apaixonado. Uma lembrança de uma viagem, um abraço apertado, um cheiro no cangote. Pra dizer que acabou! Revisitar lembranças é tão difícil nos primeiros momentos de um fim e aí fazer isso logo nos primeiros dias? Claro que não estou fazendo apologias para términos traumáticos, é óbvio, mas tô achando esquisita demais a tendência dos textões de amor pra anunciar o fim.

Que aí, quando os famosos aderem a uma tendência, a gente fica logo achando que tem que fazer também. E, sinto muito, mas não estou nada pronta pra, se um dia meu namoro acabar, eu mandar um textão desejando as melhores coisas do mundo e ainda uma foto romântica. Já pensou?

No fim, a gente sabe que perfil em rede social é tudo uma grande mentira ou, pelo menos, um recorte bonito e filtrado da realidade. Mas, ainda assim, a gente acredita e se compara. Deveria, então, já deixar nos rascunhos do meu perfil o post de término? Vai que. Ah, no dia certamente eu não teria emocional pra isso, mas pelo menos não perderia de fazer parte da trend

Sou muito amiga dos meus ex, inclusive desse que cito no início do texto, mas tudo demandou tempo pra acontecer. O tempo da maturação, do acostumar, do rever os sentimentos, do reconectar com quem você é sem aquela pessoa ao lado, o tempo de abrir espaço para uma nova história, de acostumar a ver o outro também em uma nova história, das lembranças deixarem de serem dolorosas para encontrarem um lugar confortável, tudo precisa de tempo pra acontecer. E até a gente entender, ainda que seja um fim em comum acordo, dói. E o que menos se precisa é ter que parar, encontrar um bonito retrato e publicar com palavras doces aquilo que ainda nem se sabe o que irá tornar.

Que a gente possa terminar relacionamentos bem, de forma saudável, sem medo. Mas que não precisemos cair numa obrigação de parecer evoluído no Insta enquanto come um prato de brigadeiro vendo série. Porque terminar namoro dói, sempre dói. E isso não vai pro Instagram.

Gabi Dourado

Jornalista e especialista em Comunicação e Moda.