Bemdito

Vida feliz é no picadeiro!

Dicas de programação cultural para matar a saudade dos picadeiros
POR Ivna Girão
(Foto: Fer Gomes)

“Per ludum, per jocum”
(Por brincadeira, por prazer) 

Se viver no Brasil não é fácil, estar embaixo de uma lona em tempos de pandemia — e de pandemônio —, é mais complicado ainda. Por isso, o mundo do circo é muito mais sério do que pode parecer. Sem receber o público por conta da Covid19, os artistas sofrem com a solidão dos palcos, com a miséria da bilheteria sem renda e com o banzo de não poder fazer o povo gargalhar e sorrir. A saudade de hoje é do picadeiro, da palhaçada, do encanto que se faz na magia do espetáculo da vida. Somos circenses e desejamos que, nessa retomada gradual e responsável, o “hoje tem espetáculo?!” seja, de novo, dito e ouvido em cada canto desse Ceará.

“Tem sim, senhor!” 

Durante a minha graduação em Jornalismo tive o privilégio de ser pesquisadora do humor — acreditam? De levar a gargalhada à sério. Em um dos meus encontros com a literatura sobre o assunto, estive com a Alice Viveiros de Castro e trago um trecho gostoso da sua linda obra Elogio da Bobagem – Palhaços no Brasil e no Mundo: “O Palhaço é a figura cômica por excelência. Ele é a mais enlouquecida expressão da comicidade: é tragicamente cômico. Tudo que é alucinante, violento, excêntrico e absurdo é próprio do palhaço. Ele não tem nenhum compromisso com qualquer aparência de realidade. O palhaço é comicidade pura”. Que a vida seja entendida e vivida de um modo mais clown, grotesco, truão, bobo. 

E, para nos lembrar o bom da vida, para celebrar a arte e elogiar a bobagem, para contribuir e mostrar novas perspectivas para este setor, a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece) realiza desde maio a Requalificação de Espaços Cênicos Circenses, projeto contemplado pelo Edital Fomento Cultura e Arte, através da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

O projeto faz seu ciclo de encerramento nesta terça-feira, 28 de setembro, às 16h, em seu canal do YouTube. Os produtos realizados, retrospectivas das ações formativas, imagens das visitas ao circos selecionados, tudo estará disponível no site que reunirá a memória e as etapas executadas no projeto. 

E para adiar o fim do mundo e trazer mais alegria, faça aqui outro convite bonito. Enquanto todos os circos se preparam para essa retomada, o Laguz está em ação bonita de palhaçaria ao ar livre, todo sábado e domingo, às 10h, no Parque Adahil Barreto! Desejo para todos e todas um tanto de circo e de bobagem! 

Serviço
Lançamento do site do Projeto de Requalificação de Espaços Circenses
Dia 28 de setembro, às 16h
No canal da Apaece
Para outras informações, clique aqui

Espetáculo Suspiro e Burbujas
Aos sábados e domingos, às 10h
No parque Adahil Barreto (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres, Fortaleza)
Gratuito

Ivna Girão

Jornalista, historiadora e escritora, é coordenadora de comunicação da Secretaria de Cultura do Ceará.