Bemdito

Na saúde e na doença,na coragem e na preguiça!

Examinando cônjuges no Japão e na Holanda, um novo estudo sugere que a saúde de um casal está surpreendentemente interligada
POR Yanna Guimarães
(Foto: Shingi Rice)

Quantas vezes você já conseguiu arrastar seu digníssimo pra uma voltinha de bicicleta? Ou pra uma corrida, quem sabe? Uma aula de crossfit? Eu quase nunca consegui essa proeza, até já desisti de tentar. Ele, por outro lado, já deve ter cansado de me convencer a comer menos doce. Mas ao longo dessa década juntos, não dá pra negar que muitos hábitos de um foram incorporados pelo outro.

Um novo estudo realizado no Japão e na Holanda chegou à conclusão de que os casais têm um alto grau de semelhança na forma do corpo, pressão arterial e até mesmo na incidência de algumas doenças. Pesquisas anteriores já indicavam que costumamos gravitar em torno de pessoas de classe social, escolaridade, raça e peso semelhantes. Claro que existem exceções. Mas essa semelhança permitiu que os pesquisadores explorassem os fatores ambientais com mais detalhes. Foram selecionados 5.391 casais do Japão e 28.265 da Holanda, com base em dados do japonês Tohoku Medical Megabank Project e do estudo holandês Lifelines.
 
A pesquisa observou que casais de ambos os países compartilhavam hábitos de estilo de vida e características físicas semelhantes, como fumo, bebida, peso, circunferência abdominal e índice de massa corporal. Quando os pesquisadores mergulharam mais nos dados, perceberam que os casais tinham níveis correspondentes de pressão arterial, colesterol e triglicerídeos. Além disso, também houve casos em comum de hipertensão, diabetes e síndrome metabólica.

Muitas das correlações ocorreram entre casais com baixa similaridade genética, mas alta similaridade de estilo de vida, sugerindo a importância das escolhas saudáveis. Por isso, a orientação dos pesquisadores, após os resultados, é de que os casais mantenham uma dose equilibrada de competição que encoraje um ao outro a melhorar sua saúde. De preferência de uma forma divertida, leve e sem tantas cobranças.  

Yanna Guimarães

Jornalista e mestre em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova de Lisboa.