Bemdito

Você tem medo de quê?

Sobre os medos que vêm de dentro e os segredos para desencantar pesadelos

Respeita que é Cabeça de Nêgo, gente

Cena do filme "Cabeça de Nêgo", de Déo Cardoso (Foto: Divulgação)

Negritude, resistência, feminismo e umbanda em duas estreias dos cinemas

Das águas que passam e da lama que fica

Cena do filme "Das águas que passam", de Diego Zon

O rompimento da barragem de Samarco a partir de dois filmes sobre o antes e o depois

Stalker: o jardim alienígena do desejo

Foto: Reprodução

Um ensaio da teologia do desejo a partir da peregrinação no Éden alienígena

O que o brasileiro vê quando se olha no espelho?

Reprodução do filme "Madame Satã"

O cinema nacional: uma reflexão poética de “Bye Bye Brasil”, “Lavoura Arcaica”, “Madame Satã” e “Cinema, aspirinas e urubus”

O som d’Os Pássaros

Foto: Universal Pictures/Reprodução

Efeitos sonoros do filme de Hitchcock modificaram para sempre o modo como pensamos ouvir os pássaros

Quem são os loucos?

Cena do filme "Nise - O Coração da Loucura"

Um ensaio sobre a sanidade em “Um estranho no ninho”, “Bicho de sete cabeças” e “Nise – o coração da loucura”

A vida já foi mais simples?

O ordinário nos filmes “Pequena Miss Sunshine”, “Boyhood” e “Paterson”

Espaço e encenação em Kiyoshi Kurosawa

A encenação para Kurosawa significa a existência: é uma noção básica do cinema, só existe aquilo que se encontra em quadro

Quem tem direito à literatura?

As encarnações do diabo nos filmes “O nome da rosa”, “Fahrenheit 451” e “Que horas ela volta?”